
Morada
Comunidade Terapêutica João Guilherme – Projecto Homem
, Apartado 90
2204-909, Abrantes
Santarém, Portugal
Telefone
241 372 276
(chamada para a rede fixa nacional)
Setor da Empresa
Tratamento de Dependências
Sobre Nós
A Comunidade Terapêutica João Guilherme – Projecto Homem (CT-PH) é uma valência com mais de 25 anos de existência, especializada na intervenção em comportamentos aditivos e dependências. A CT-PH é uma valência do Centro Social Interparoquial de Abrantes (CSIA), uma Instituição sem fins lucrativos, que se dedica à solidariedade e à ajuda aos mais necessitados.
Tendo por base o modelo Educativo-Terapêutico do Projecto Homem, uma metodologia com mais de cinquenta anos de história e sucessos em vários países, A CT-PH assume o modelo biopsicossocial, colocando a pessoa como principal protagonista da sua história. A filosofia de intervenção da CT-PH assenta nos modelos humanistas e tem nas correntes cognitivo comportamentais as principais estratégias de mudança.
Trata-se de uma Instituição que atua na área da saúde, licenciada pela Entidade Reguladora da Saúde e com contrato de convenção com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) para os vários programas de tratamento que mantém em funcionamento. Na perseguição desta missão a CT-PH oferece diferentes programas tendo em conta as necessidades de cada utente, nomeadamente: Programa Específico para o Tratamento de Pessoas com Dependência Alcoólica, Programa Geral para o Tratamento de Pessoas Dependentes de Substâncias Psicoativas Ilícitas e Programa Específico para o Tratamento de Pessoas com Duplo Diagnóstico (dependência química e outras perturbações associadas).
Com uma equipa multidisciplinar composta por médico, psicólogos, psiquiatra, assistentes sociais, técnicos de educação e monitores, defende e implementa uma intervenção direcionada às necessidades de cada utente, educando-o a utilizar os seus recursos individuais no sentido de promover a sua qualidade de vida, desenvolver estratégias de prevenção de recaídas, promover a sua reintegração socio laboral, potenciar a autonomia e promover a criação de um projeto de vida assente em valores e na manutenção da abstinência.
A missão da CT-PH revela-se de extrema importância, pois o problema da adição/dependência é um problema de extrema gravidade, tanto do ponto de vista individual/humano como social e que, se não for combatido e mitigado, tem enormes repercussões na qualidade de vida de todos os intervenientes (utentes, famílias, entes próximos e sociedade como um todo) e na construção duma sociedade solidária.
Ao longo dos anos, o papel desempenhado pela CT-PH no apoio aos doentes com comportamentos aditivos e dependências, em situação de maior fragilidade, tem contribuído significativamente para aumentar a margem de reabilitação/recuperação destas pessoas, quer a nível da saúde quer a nível social e profissional. A estabilização alcançada através desta abordagem traz ainda benefícios comprovados na redução da carga de doença destas pessoas (que se reflete também nos custos de saúde futuros do SNS) e na diminuição da criminalidade.
Para proporcionar um apoio pós tratamento, o CSIA tem ainda dois apartamentos de reinserção social, com o objetivo principal de acompanhar os utentes que terminam com sucesso a sua recuperação na sua reintegração sócio laboral.