
Morada
Av. dos Combatentes
, 1
2005-361, Santarém
Santarém, Portugal
Telefone
243 305 260
(chamada para a rede fixa nacional)
918 663 948
(chamada para rede móvel nacional)
Website
Setor da Empresa
Atividades apoio social
Sobre Nós
As principais áreas de intervenção institucional incluem serviços para crianças, jovens, idosos e adultos em situação de doença (crónica) e/ou incapacidade (cuidados de longa duração).
A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) proporciona ajuda e suporte a indivíduos e famílias, particularmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade de diferentes naturezas.
Simultaneamente, nas ultimas décadas, a maioria das atividades inscrevem-se nos projetos de luta contra a pobreza e exclusão social. Desemprego, imigração (ilegal), sem-abrigo, toxicodependência, alcoolismo, problemas relacionados com a saúde mental e/ou baixo nível de rendimentos/orçamento familiar são causas frequentes do pedido de ajuda dirigido à Instituição. A SCMS é uma organização não-governamental dedicada à prestação de serviços de saúde e apoio social desde a sua fundação, em 1500.
A SCMS assume como Missão: Agir concertada e integradamente na comunidade que a envolve, melhorando as condições de vida da sua população, prestando, criando e desenvolvendo serviços na área social e da saúde adequados às necessidades das pessoas/indivíduos promovendo a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana. Regendo-se pelos Valores de Justiça, Ética, Solidariedade, Equidade e Qualidade, a SCMS imprime nas práticas quotidianas a Visão que preconiza: ser uma Instituição de referência pela qualidade nas áreas social e da saúde a nível local, nacional e transnacional.
Após 500 anos de participação proactiva em vários projetos, como líder ou parceiro, a SCMS pretende partilhar a sua experiência e adquirir novos conhecimentos e/ou competências assim como promover reflexões em torno de questões relevantes relacionadas com as suas principais áreas de intervenção. A pandemia por COVID-19, não nos impede de continuar a afirmar a nossa identidade , a adaptarmo-nos a novos desafios, sem nunca descurar a proteção e o cuidar com qualidade quer de utentes quer de trabalhadores.